Relacionamentos profissionais fortes afetam o crescimento e o sucesso da carreira.
Afinal, eles podem ajudá-lo a obter conhecimento valioso do setor, encontrar novas oportunidades de trabalho e construir uma forte rede de colegas e mentores.
No entanto, construir e manter esses relacionamentos requer esforço e atenção, por vezes, pode ser uma tarefa árdua.
Nesse artigo você aprenderá como melhorar suas relações profissionais com o tempo e maximizar suas chances de evolução.
Por que é importante ter um bom relacionamento no trabalho?
Índice
ToggleSe você considera ficar no seu atual emprego por muito tempo, saber a utilidade de bons relacionamentos profissionais é essencial.
Além de melhorar o engajamento dos funcionários, um ambiente de trabalho harmonioso, onde há bons relacionamentos profissionais, torna-se atraente no mercado, tanto para novos talentos quanto para futuros parceiros.
Investir em programas que incentivem o trabalho em equipe e uma convivência saudável entre os colaboradores cria um atrativo para o sucesso.
Uma vez que novos talentos se sentirão atraídos por uma empresa que oferece um ambiente propício à produtividade.
Além disso, parceiros corporativos também se interessarão por esses aspectos, buscando aproveitar o sucesso dos projetos em conjunto para impulsionar o próprio crescimento.
Quando todos os departamentos de uma empresa funcionam em perfeita harmonia, o mercado começa a observar atentamente o seu progresso, buscando referências promissoras.
Dicas de como melhorar seus relacionamentos profissionais
1. Melhore suas habilidades de comunicação
Primeiramente, melhorar como você se comunica com colegas, clientes e superiores pode ter um grande impacto no seu sucesso em geral.
Isso pode ser visto na forma como um e-mail é escrito, como você se apresenta em reuniões, como fala com outras pessoas ou com que eficiência você lidera projetos de equipe.
Além disso, aprender sobre táticas de comunicação é extremamente benéfico na construção de relacionamentos.
Isso porque é sua principal fonte de construção de relações, mesmo que no âmbito da fala ou escrita.
2. Responda positivamente ao feedback
Como você dá e recebe feedback de colegas e clientes pode dizer muito sobre como você faz negócios.
Portanto, sempre lidere com atitude e estilo de comunicação positivos. Isso tornará você mais agradável para os outros, e criará um ambiente de trabalho mais positivo em sua empresa.
Praticar o feedback e aprender a incorporar mudanças em torno do feedback negativo é uma parte importante da criação de relacionamentos profissionais fortes.
3. Faça algumas conexões
Manter-se organizado com quem você fez negócios, conheceu em eventos ou falou pelo Meet é uma parte importante para estabelecer relacionamentos significativos.
Certifique-se de adicionar novos contatos às suas conexões de e-mail, manter-se organizado em quais empresas as pessoas trabalham e fazer anotações sobre as notícias que compartilharam com você.
Conecte-se em plataformas sociais para se manter atualizado com eles. É muito fácil fazer networking em um evento ou fazer uma apresentação com alguém.
Para aqueles com quem você não se conectou recentemente, mas deseja manter-se atualizado, envie um gesto atencioso ou compartilhe uma informação útil para a área dessa pessoa.
4. Passe um tempo de qualidade com colegas e clientes
Conhecer colegas profissionais em um nível mais pessoal gera confiança e cria uma conexão mais profunda.
Quando as pessoas sentem que “conhecem” você e têm um relacionamento positivo com você, é provável que elas se envolvam ainda mais no apoio do seu negócio.
Quer isso signifique clientes ou contatos, quanto mais você os conhecer, melhores relacionamentos profissionais você terá e ambos obterão muitas vantagens a partir disso.
Portanto, lembre-se de que nem todo o tempo precisa ser gasto discutindo assuntos relacionados ao trabalho quando se trata de colocar os contatos profissionais em dia.
5. Seja um bom ouvinte
Isso pode ajudar não apenas a ter sucesso, mas os outros sentem que podem confiar em você para assuntos relacionados ao trabalho. No entanto, como ouvintes, estamos distraídos, esquecidos e preocupados 75% do tempo.
De telefones celulares a monitores e a necessidade constante de fazer tudo ao mesmo tempo, simplesmente não prestamos atenção suficiente na maior parte do tempo.
Ser uma pessoa a quem colegas e clientes podem pedir conselhos ou um ouvido disponível pode ajudar muito em um ambiente profissional. Isso significa ouvir e se envolver com o que eles têm a dizer, respeitar suas visões humanas.
Todos conhecemos aquele olhar de alguém quando está em um lugar distante enquanto você está falando, então a escuta desatenta não passa despercebida por ninguém.
Além disso, ouvir também expande seu conhecimento, na verdade, 85% de nosso aprendizado deriva de ouvir os outros.
Muitas vezes as pessoas têm uma visão que você não pensou ou podem compartilhar informações úteis para você fazer seu próprio trabalho, fornecer uma perspectiva que você não pensou, etc.
6. Oferte valor aos seus colegas
Para construir e manter relacionamentos profissionais, você precisa conseguir oferecer valor aos outros.
Isso pode ser na forma de conhecimento, recursos ou conexões. Pense no que você pode trazer para o seu colega e como pode ajudar outras pessoas a alcançar seus objetivos.
Links úteis, informações, networking, existe uma gama imensa de coisas parecidas, que impactam positivamente no outro, saber ofertar esse valor diferencia você, e, valida sua tentativa de melhorar e consolidar as relações no trabalho.
Conclusão
O mundo corporativo tem suas complexidades, mas ainda é um espelho dos seus relacionamentos pessoais e a maneira como desenvolve habilidades sociais.
Afinal, sabemos que a criação de laços e a melhora dos seus relacionamentos profissionais não ocorre somente porque sabe se comunicar, mas nesse artigo você aprendeu sobre muitos pontos que pode exercitar para que isso aconteça.
E também sabemos que os relacionamentos pessoais não estão estritamente ligados aos profissionais, o seu sucesso dentro deles é baseado, principalmente, no conforto que sente em estar lá.
Além disso, trabalhar em um ambiente hostil gera apenas estresse e, independente do período que passe nele, a sua produtividade pode ser muito prejudicada.
Considere todos esses fatores a partir daqui, é importante pensar no seu futuro a longo prazo e nas relações profissionais que planeja construir.