A importância das habilidades sociais no desenvolvimento profissional

Tempo de leitura: 3 minutos

 

 

Os contextos ao seu redor podem ser mais bem compreendidos quando você possui habilidades sociais fluidas e úteis para entender pessoas, ações e ambientes.

Aprimorar tais competências garante que tanto o setor pessoal quanto o profissional sejam impactados positivamente e gerem maior satisfação, consigo e com os seus.

Nesse artigo, você descobrirá como o desenvolvimento dessas características impactam o seu desenvolvimento profissional.

 

O que são habilidades sociais?

As habilidades sociais fazem parte de um conjunto de requisitos que podemos desenvolver e utilizar para interagir com as pessoas ao nosso redor. 

Elas são as competências que possuímos para nos relacionarmos com os outros, expressando nossos desejos e opiniões de forma respeitosa, evitando conflitos.

Através da nossa interação com o mundo e com os que nos cercam, podemos aprimorá-las e compreender seu funcionamento. 

Não existe somente uma maneira de ser habilidoso socialmente, todas as interações são válidas.

É possível avaliar o nível de habilidade social pela capacidade de demonstrar empatia, estabelecer amizades e outros tipos de relacionamentos, exibir competência profissional, assertividade, autocontrole, e vários outros atributos.

Você lerá mais sobre tipos de habilidades e como se refletem em nossa vida na seção a seguir.

 

Tipos de habilidades sociais

Como nossa sociedade é vasta e possui diferentes categorias, hábitos e ações, existem muitos tipos de habilidades sociais, são eles:

  1. Habilidades comunicativas: a capacidade de iniciar uma conversa, responder perguntas, elogiar ou fazer comentários simples;
  2. Habilidades de civilidade: saber se apresentar, se despedir e expressar gratidão;
  3. Habilidades assertivas: manifestar-se de maneira equilibrada, lidar bem com críticas e reconhecer erros;
  4. Habilidades empáticas: a capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo suas necessidades emocionais ou não;
  5. Habilidades de sentimentos positivos: relacionadas aos laços interpessoais, como amizade e solidariedade;
  6. Habilidades de trabalho: superar o medo de falar em público, tomar decisões, resolver problemas, propor soluções e trabalhar em equipe.

Não é fácil reunir todas essas capacidades em uma única pessoa, mas é importante ter a compreensão do que essas habilidades representam para podermos desenvolvê-las.

 

Por que é importante possuir habilidades sociais?

Há uma lista com inúmeros motivos para sabermos lidar com o ambiente social, abaixo elencamos alguns:

  • Promover uma mentalidade positiva: Fundamental para estabelecer amizades, demonstrar solidariedade e cultivar emoções como afeto e amor;
  • Lidar com desafios: As pessoas possuem a habilidade de expressar opiniões, concordar ou discordar, reconhecer erros e pedir desculpas, além de interagir com o sexo oposto e expressar seus sentimentos;
  • A importância da comunicação: Domínio de habilidades sociais fundamentais, como iniciar ou manter uma conversa, formular e responder perguntas, elogiar e receber feedback adequadamente;
  • Promover a civilidade: Envolve interações educadas, como cumprimentar as pessoas, agradecer e fazer solicitações de maneira respeitosa;
  • Habilidades sociais no ambiente de trabalho: Capacidade de liderar grupos, tomar decisões, mediar conflitos, falar em público e resolver questões interpessoais;
  • Desenvolvimento de empatia: Capacidade de reconhecer emoções, se colocar no lugar do outro e expressar apoio em relação às perspectivas de terceiros.

Embora essas habilidades não sejam inerentes a cada indivíduo, elas estão relacionadas ao comportamento de cada pessoa e à forma como reagem diante de diversas situações considerando seu contexto cultural e outras variáveis relevantes.

 

Conclusão

Saber se posicionar em todos os contextos sociais em que você se insere é imprescindível para conseguir relações estáveis e duradouras. Isso se aplica ao pessoal e profissional.

Quando nos fechamos em isolamento social, podemos perder a oportunidade de enxergar o quanto as pessoas têm a nos mostrar. O quanto podem contribuir com nossa vida e visões.

Em um contexto mais sério, centrado no profissional, geralmente pessoas que sobem de cargo possuem essas “softskills” mais elevadas. Elas buscam melhor relacionamento com seus colegas.

Em suma, esse tipo de habilidade vai alavancar bastante a sua carreira, e as suas relações pessoais, enquanto você compreende mais das pessoas e de suas motivações.

 

Bruno
Bruno
Apaixonado por tecnologia, compartilha análises e dicas para explorar o melhor do mundo digital.