Como a diversidade e a inclusão impactam a carreira profissional

Com o passar dos anos, as organizações têm adotado uma postura mais assertiva em relação aos temas diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Essa era uma preocupação que sequer existia em um passado não tão distante, mas que hoje em dia tem mudado e ajudado muitas pessoas em suas carreiras profissionais.

 

Diversidade

A diversidade está relacionada ao conjunto de características e valores culturais de cada indivíduo. Ela se refere ao que faz com que cada pessoa seja entendida como única e são suas diferenças que reúnem vantagens para um grupo.

Dentro desse contexto, é de extrema importância valorizar as habilidades e características individuais de cada membro das equipes profissionais, pois cada um poderá contribuir de uma maneira diferente no trabalho. Quando o conjunto de habilidades de cada pessoa é aplicado de maneira a ressaltar seus pontos fortes, a equipe poderá produzir melhores resultados como um todo.

 

Inclusão

A inclusão se refere ao respeito e a valorização dos elementos individuais. Ela está relacionada às ações que reforçam a importância e a contribuição da diversidade.

No contexto atual, é necessário ampliar a percepção de que uma empresa trabalha com inclusão apenas contratando pessoas com deficiência, colaboradores de diferentes idades, gêneros, origens, etnias, orientações sociais etc.

Para que as pessoas se sintam realmente incluídas em seu meio profissional, é de suma importância que as organizações voltem as suas ações para adaptação de cada indivíduo de acordo com suas características individuais e funções, potencializando seus resultados individuais e contribuindo para o seu desenvolvimento no trabalho da equipe.

 

Benefícios da diversidade e da inclusão nas empresas

Em um contexto profissional, corresponde a um princípio que passa por seus valores e cultura, enxergando as diferenças das pessoas como um ponto que reúne vantagens para todos.

Quando falamos de inclusão, agregamos o respeito e a valorização dessas características individuais e únicas. São considerados os diferentes pontos de partida individuais, bem como suas histórias e experiências ao longo da vida.

Para que a diversidade e a inclusão sejam uma realidade dentro das empresas, devem ser rompidos os padrões tradicionais que reforçam o preconceito e a marginalização de sujeitos. Portanto, é necessário abandonar a ideia de que apenas um determinado perfil atende a uma demanda para, assim, ampliar os horizontes da equipe.

Outro ponto importante é que, tendo contato com indivíduos totalmente diferentes, os colaboradores desenvolvem maior empatia, escuta, flexibilidade e compreensão.

 

Conclusão

No contexto atual das empresas e da sociedade como um todo, os temas diversidade e inclusão têm sido frequentemente discutidos, isso mostra que tanto o mercado profissional quanto a sociedade estão em evolução constante.

Para que todos os indivíduos possam ter condições de se socializarem e terem oportunidades no meio profissional, é preciso que as empresas tomem cada vez mais medidas inclusivas, oferecendo oportunidades compatíveis para todos de acordo com as características individuais das pessoas,  garantindo que elas possam se desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente.

Ainda há muito espaço para melhorias nos aspectos diversidade e inclusão no mercado de trabalho, mas as políticas desenvolvidas por diversas organizações mostram que estamos evoluindo e trilhando um caminho de igualdade para todos.

 

Está curtindo o nosso conteúdo? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários!

 

 

Bruno
Bruno
Apaixonado por tecnologia, compartilha análises e dicas para explorar o melhor do mundo digital.