Hoje vamos conhecer os benefícios da mentoria, as habilidades de um mentor e como funcionam os relacionamentos entre mentor e mentorado.
Por exemplo, você sabia que o Steve Jobs foi um dos mentores de Mark Zuckerberg e ajudou a tornar o Facebook a rede social mais popular do mundo?
De acordo com a Forbes, 84% das empresas da Fortune 500 têm programas de orientação para o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Isso deixa claro a importância da educação e orientação profissional para todos os tipos de colaboradores, vamos entender mais a seguir.
O que é mentoria?
Índice
ToggleA mentoria é uma parceria estabelecida entre profissionais para promover o aprendizado e o crescimento sobre um determinado assunto.
Desse modo, a orientação oferecida é um processo no qual uma pessoa com experiência e conhecimento em determinada área auxilia e orienta outra pessoa em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O mentor atua como um guia, compartilhando conhecimentos, oferecendo conselhos e ajudando o mentorado a definir metas e estratégias para alcançá-las.
A relação é baseada em confiança, comprometimento e troca mútua de aprendizado.
Entenda a importância deste tipo de orientação
Você sabe por que as mentorias são importantes? O principal benefício é que ela estabelece uma estrutura de consenso e regras transparentes. Isso assegura a qualidade do processo e garante a eficácia do relacionamento.
Alguns benefícios essenciais para os mentorados são:
- Desenvolver os pontos fortes e superar os pontos fracos;
- Orientação sobre desenvolvimento e avanço profissional;
- Maior visibilidade e reconhecimento dentro da empresa;
- Oportunidade de desenvolver novas habilidades e ampliar o conhecimento.
O relacionamento oferece benefícios recíprocos para os mentores dispostos a investir seu tempo no desenvolvimento de outro profissional. Alguns benefícios essenciais para os mentores incluem:
- Reconhecimento como especialista no assunto e líder;
- Exposição a novas perspectivas, ideias e métodos;
- Desenvolvimento profissional;
- Desenvolvimento de seus estilos e conselhos de liderança.
5 razões pelas quais ter um mentor é fundamental para a sua carreira
1. Os mentores dão o pontapé inicial em seu desenvolvimento profissional
Com o apoio de um mentor, é possível manter o foco em sua carreira, ganhar confiança, atingir metas e expandir as suas redes de contato.
Desse modo, ter um mentor leva à autodescoberta e ajuda você a continuar crescendo em sua carreira.
Com o feedback dele, você crescerá profissional e pessoalmente e terá autonomia para levar sua carreira onde quiser.
2. Os mentores ajudam você a esclarecer e definir metas SMART
Um dos principais motivos para este tipo de orientação é que o mentorado estabeleça metas.
O seu orientador pode ajudar o mentorado a definir quais são essas metas, usando o processo SMART. A definição das metas é um acrônimo que em português significa:
- Específico;
- Mensurável;
- Realizável;
- Relevante;
- Metas sensíveis ao tempo.
3. Os mentores o responsabilizam pelo cumprimento das suas metas
Ao definir metas e criar etapas menores para alcançá-las, os mentores ajudam os mentorados a se concentrarem no que precisam fazer para avançar em suas carreiras.
Além disso, essas metas também são uma forma de medir o sucesso da orientação.
Afinal, sem metas, o mentorado não tem direção nem plano para chegar aonde deseja, um mentor ajuda a mantê-lo no caminho certo e a ser responsável por atingir suas metas.
Ele fornece a motivação necessária para que os mentorandos trabalhem para atingir suas metas.
4. Os mentores desenvolvem as suas habilidades de liderança
As orientações podem cultivar habilidades de liderança, como ouvir, ter compaixão e dar e receber feedback, pois os participantes desenvolvem essas habilidades ao usá-las no relacionamento.
Essas skills sociais são essenciais para o sucesso na carreira, os programas formais de mentoria levam ao desenvolvimento das seguintes habilidades:
- Autoconhecimento;
- Adaptabilidade;
- Trabalho em equipe;
- Colaboração;
- Comunicação verbal.
Além disso, é possível desenvolver a maior autoeficácia e a capacidade de buscar apoio quando necessário devido à mentoria entre pares da qual participaram.
A partir disso, podemos concluir que a capacidade de se apoiar em outra pessoa para obter orientação, apoio e ter conversas individuais com ela levará ao desenvolvimento de habilidades interpessoais.
5. Os mentores aumentam a sua confiança e sua capacidade de resolver problemas
Além de desenvolver habilidades de liderança, ter um mentor para aconselhá-lo e orientá-lo pode aumentar a sua confiança e ajudar a desenvolver habilidades de solução de problemas.
Com relação à confiança, pesquisas associam o fato de ter um mentor a um aumento geral da saúde emocional.
Afinal, os mentores oferecem uma perspectiva diferente que pode ser fundamental para mudar hábitos ruins ou formas de pensar inúteis. O resultado disso é um aumento no bem-estar e na confiança.
Da mesma forma, os mentores podem servir como uma caixa de ressonância para os mentorandos testarem ideias, pois isso leva a uma melhor capacidade de resolver problemas.