Por que é importante ter um bom relacionamento no trabalho?

 

Se você considera ficar no seu atual emprego por muito tempo, saber a utilidade de bons relacionamentos profissionais é essencial.

Segundo a Haiilo, 69% dos colaboradores se dedicam mais quando se sentem valorizados, e as interações no ambiente de trabalho desempenham um papel crucial na criação dessa valorização.

Além de melhorar o engajamento dos funcionários, um ambiente de trabalho harmonioso, onde há bons relacionamentos profissionais, torna-se atraente no mercado, tanto para novos talentos quanto para futuros parceiros.

Investir em programas que incentivem o trabalho em equipe e uma convivência saudável entre os colaboradores cria um atrativo para o sucesso.

Uma vez que novos talentos se sentirão atraídos por uma empresa que oferece um ambiente propício à produtividade.

Além disso, parceiros corporativos também se interessarão por esses aspectos, buscando aproveitar o sucesso dos projetos em conjunto para impulsionar o próprio crescimento. 

Quando todos os departamentos de uma empresa funcionam em perfeita harmonia, o mercado começa a observar atentamente o seu progresso, buscando referências promissoras.

 

O que pode influenciar negativamente seus relacionamentos profissionais?

 

Alguns comportamentos no ambiente de trabalho podem minar as nossas chances de tornar as relações mais agradáveis ou mais estreitas.

Alguns inconscientes, outros propositais. Veja abaixo uma lista de exemplos desses comportamentos:

  • Ser alguém diferente para agradar opiniões alheias;
  • Demonstrar desinteresse pelos outros;
  • Ser egoísta e não agregar valor;
  • Cultivar relacionamentos menos confiáveis;
  • Não cumprir prazos nem se preocupar com a confidencialidade das informações;
  • Desacreditar na orientação de mentores e conselheiros;
  • Não compartilhar ideias ou participar de discussões;
  • Não investir em desenvolvimento pessoal;
  • Rejeitar oportunidades de aprendizado;
  • Negar aprimorar suas habilidades;
  • Ignorar agradecimentos e reconhecimentos;
  • Não manter contato com seus relacionamentos profissionais.

 

Conclusão

O mundo corporativo tem suas complexidades, mas ainda é um espelho dos seus relacionamentos pessoais e a maneira como desenvolve habilidades sociais.

De um ponto de vista lógico, é difícil saber se comunicar com seus familiares e amigos e não ter o mesmo relacionamento (ou próximo) no seu ambiente de trabalho.

Afinal, sabemos que a criação de laços e a melhora dos seus relacionamentos profissionais não ocorre somente porque sabe se comunicar, mas nesse artigo você aprendeu sobre muitos pontos que pode exercitar para que isso aconteça.

E também sabemos que os relacionamentos pessoais não estão estritamente ligados aos profissionais, o seu sucesso dentro deles é baseado, principalmente, no conforto que sente em estar lá.

Por isso, saber se comunicar e relacionar efetivamente com quem trabalha no mesmo ambiente é imprescindível, uma boa base nos seus relacionamentos profissionais pode impulsionar efetivamente seu crescimento.

Além disso, trabalhar em um ambiente hostil gera apenas estresse e, independente do período que passe nele, a sua produtividade pode ser muito prejudicada.

Considere todos esses fatores a partir daqui, é importante pensar no seu futuro a longo prazo e nas relações profissionais que planeja construir.

 

Bruno
Bruno
Apaixonado por tecnologia, compartilha análises e dicas para explorar o melhor do mundo digital.